O OLHAR DA ALMA

by - 11:52



Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12:2

Pensemos em nosso homem simples e inteligente mencionado no capítulo seis, chegando pela primeira vez à leitura das Escrituras. Ele se aproxima da Bíblia sem qualquer conhecimento prévio do que ela contém. Ele é totalmente sem preconceito; ele não tem nada para provar e nada para defender.

Tal homem não terá lido muito até que sua mente comece a observar certas verdades destacando-se da página. Eles são os princípios espirituais por trás do registro dos tratos de Deus com os homens, e tecidos nos escritos dos homens santos como "movidos pelo Espírito Santo". Enquanto ele lê, ele pode querer numerar essas verdades à medida que elas se tornam claras para ele e fazer um breve resumo sob cada número. Esses resumos serão os princípios de seu credo bíblico. Leitura adicional não afetará esses pontos, exceto para ampliá-los e fortalecê-los. Nosso homem está descobrindo o que a Bíblia realmente ensina.

No alto da lista de coisas que a Bíblia ensina será a doutrina da fé. O lugar de grande importância que a Bíblia dá à fé será muito claro para ele errar. Ele provavelmente concluirá: A fé é muito importante na vida da alma. Sem fé é impossível agradar a Deus. A fé me dará qualquer coisa, me levará a qualquer lugar do Reino de Deus, mas sem fé não pode haver aproximação a Deus, nem perdão, nem libertação, nem salvação, nem comunhão, nem vida espiritual.

No momento em que nosso amigo chegou ao décimo primeiro capítulo de Hebreus, o elogio eloquente que é pronunciado sobre a fé não parecerá estranho para ele. Ele terá lido a poderosa defesa da fé de Paulo em suas epístolas romanas e gálatas. Mais tarde, se ele continuar a estudar a história da igreja, compreenderá o incrível poder dos ensinamentos dos reformadores, ao mostrarem o lugar central da fé na religião cristã.

Agora, se a fé é tão vitalmente importante, se é uma necessidade indispensável em nossa busca por Deus, é perfeitamente natural que devamos estar profundamente preocupados com o fato de termos ou não esse dom precioso. E sendo nossas mentes o que são, é inevitável que, mais cedo ou mais tarde, devamos investigar a natureza da fé. O que é fé? ficaria perto da pergunta: Eu tenho fé? e exigiria uma resposta se fosse em qualquer lugar para ser encontrado.

Quase todos os que pregam ou escrevem sobre o assunto da fé têm as mesmas coisas a dizer sobre isso. Eles nos dizem que está acreditando em uma promessa, que está aceitando a palavra de Deus, que está achando que a Bíblia é verdadeira e está avançando sobre ela. O restante do livro ou sermão é geralmente usado para relatos de pessoas que tiveram suas orações respondidas como resultado de sua fé. Essas respostas são principalmente presentes diretos de natureza prática e temporal, como saúde, dinheiro, proteção física ou sucesso nos negócios. Ou se o professor é de mente filosófica, ele pode tomar outro rumo e nos perder em um turbilhão de metafísica ou nos encher de neve com o jargão psicológico ao definir e redefinir, aparecendo os finos cabelos da fé mais finos e mais finos até que desaparece finalmente em aparas de teia de aranha. Quando ele termina, nos levantamos desapontados e saímos "pela mesma porta em que fomos". Certamente deve haver algo melhor que isso.

Nas Escrituras, não há praticamente nenhum esforço para definir a fé. Fora de uma breve definição de catorze palavras em Hebreus 11: 1, eu não conheço nenhuma definição bíblica, e mesmo lá a fé é definida funcionalmente, não filosoficamente; isto é, é uma declaração do que a fé está em operação, não o que é em essência. Assume a presença da fé e mostra o que resulta, e não o que é. Nós seremos sábios para ir tão longe e tentar ir mais longe. Somos informados de onde vem e por que meios: "A fé é um dom de Deus" e "A fé vem pelo ouvir e pelo ouvir da palavra de Deus". Isso está claro, e, parafraseando Thomas de Kempis, "eu preferia exercer fé do que saber a definição dela".

Daqui em diante, quando as palavras "fé é" ou seu equivalente ocorrerem neste capítulo, eu peço que elas sejam entendidas como referindo-se ao que a fé está em operação como exercida por um homem crente. Bem aqui deixamos de lado a noção de definição e pensamos sobre a fé como ela pode ser experimentada em ação. A aparência dos nossos pensamentos será prática, não teórica.

Em uma história dramática no Livro dos Números, a fé é vista em ação. Israel desanimou e falou contra Deus, e o Senhor enviou serpentes ardentes entre eles. "E eles morderam o povo e muita gente de Israel morreu". Então Moisés buscou o Senhor por eles e Ele ouviu e deu a eles um remédio contra a picada das serpentes. Ele ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze e a colocasse em um poste à vista de todo o povo, "e todo aquele que for mordido, quando olhar para ela, viverá". Moisés obedeceu: "E aconteceu que, se uma serpente mordera alguém, quando ele viu a serpente de bronze, ele viveu" (Números 21: 4-9).

No Novo Testamento, este importante fragmento da história é interpretado para nós por uma autoridade não menos que o próprio Senhor Jesus Cristo. Ele está explicando a seus ouvintes como eles podem ser salvos. Ele diz a eles que é crendo. Então, para deixar claro, ele se refere a esse incidente no Livro dos Números. "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3: 14-15).

Nosso homem simples ao ler isso faria uma descoberta importante. Ele notaria que "olhar" e "acreditar" eram termos sinônimos. "Olhar" para a serpente do Antigo Testamento é idêntico a "crer" no Novo Testamento de Cristo. Ou seja, o olhar e o acreditar são a mesma coisa. E ele entenderia que enquanto Israel olhava com seus olhos externos, crer é feito com o coração. Acho que ele concluiria que a fé é o olhar de uma alma sobre um Deus salvador.

Quando ele tivesse visto isso, ele se lembraria das passagens que havia lido antes, e seu significado viria inundando-o. "Eles olharam para ele e foram iluminados; e seus rostos não estavam envergonhados" (Salmo 34: 5). "A ti erguei os olhos, ó tu que habitas no céu. Eis que os olhos dos servos olham para a mão de seus senhores, e como os olhos de uma virgem para a mão de sua ama; por isso os nossos olhos esperam sobre o Senhor nosso Deus, até que ele tenha misericórdia de nós "(Sl 123: 1-2). Aqui o homem que busca a misericórdia olha diretamente para o Deus da misericórdia e nunca tira os olhos Dele até que a misericórdia seja concedida. E nosso próprio Senhor olhou sempre para Deus. "Olhando para o céu, abençoou e partiu, e deu o pão aos seus discípulos" (Mateus 14:19). De fato, Jesus ensinou que Ele operou Suas obras sempre mantendo Seus olhos interiores sobre Seu Pai. Seu poder estava em seu contínuo olhar para Deus (João 5: 19-21).

De acordo com os poucos textos que citamos é todo o teor da Palavra inspirada. É resumido para nós na epístola hebraica quando somos instruídos a dirigir a corrida da vida "olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé". De tudo isso aprendemos que a fé não é um ato feito uma vez, mas um olhar contínuo do coração para o Deus Triúno.

Acreditar, então, está direcionando a atenção do coração para Jesus. É levantar a mente para "contemplar o Cordeiro de Deus" e nunca cessar de contemplar para o resto de nossas vidas. A princípio isto pode ser difícil, mas torna-se mais fácil quando olhamos firmemente para a Sua Pessoa maravilhosa, silenciosamente e sem esforço. Distrações podem atrapalhar, mas uma vez que o coração esteja comprometido com Ele, após cada breve excursão longe d'Ele, a atenção retornará e repousará sobre Ele como um pássaro errante voltando à sua janela.

Eu enfatizaria este compromisso, este grande ato volitivo que estabelece a intenção do coração de olhar para sempre em Jesus. Deus toma essa intenção para a nossa escolha e faz as mesadas que Ele deve para as milhares de distrações que nos afligem neste mundo maligno. Ele sabe que estabelecemos a direção de nossos corações para Jesus, e também podemos conhecê-lo e confortar-nos com o conhecimento de que um hábito de alma está se formando, que se tornará depois de um tempo uma espécie de reflexo espiritual que não requer mais esforço consciente da nossa parte.

A fé é a menos auto-respeito das virtudes. É, por sua própria natureza, pouco consciente de sua própria existência. Como o olho que vê tudo diante dele e nunca se vê, a fé está ocupada com o objeto sobre o qual repousa e não presta atenção a si mesmo. Enquanto estamos olhando para Deus, não nos vemos abençoados. O homem que lutou para se purificar e não teve nada além de repetidos fracassos experimentará alívio real quando ele parar de mexer com sua alma e desviar o olhar para o perfeito. Enquanto ele olha para Cristo, as coisas que ele tem tentado fazer por muito tempo serão feitas dentro dele. Será Deus trabalhando nele para querer e fazer.

A fé não é em si um ato meritório; o mérito está no único em direção ao qual é dirigido. A fé é um redirecionamento da nossa visão, um afastamento do foco da nossa própria visão e colocar Deus em foco. O pecado distorceu nossa visão e fez com que ela se importasse. A incredulidade colocou o ego onde Deus deveria estar, e está perigosamente perto do pecado de Lúcifer, que disse: "Eu colocarei meu trono acima do trono de Deus". A fé olha para fora em vez de entrar e toda a vida se encaixa.

Tudo isso pode parecer simples demais. Mas não temos desculpas para dar. Àqueles que buscam subir ao céu depois da ajuda ou descer ao inferno, Deus diz: "A palavra está perto de ti, até a palavra da fé". A palavra nos induz a levantar nossos olhos para o Senhor e a bendita obra da fé começa.

Quando levantamos nossos olhos para contemplar a Deus, temos a certeza de encontrar olhos amáveis ​​olhando para nós, pois está escrito que os olhos do Senhor correm para toda a terra. A doce linguagem da experiência é "Tu me vês Deus". Quando os olhos da alma, olhando para fora, encontram os olhos de Deus, o céu começou bem aqui nesta terra.

"Quando todo o meu esforço está voltado para Ti, porque todo o Teu empenho está voltado para mim, quando olho para Ti somente com toda a minha atenção, sem nunca desviar os olhos de minha mente, porque Tu me envolves com Tua consideração constante; quando Dirijo meu amor somente a Ti porque Tu, que és o próprio Amor, Te voltei para mim sozinho. E o que, Senhor, é minha vida, salvo aquele abraço em que Tua doce doçura me envolve tão amorosamente? "¹ Assim escreveu Nicolau de Cusa. quatrocentos anos atrás.

Eu gostaria de dizer mais sobre esse velho homem de Deus. Ele não é muito conhecido hoje em qualquer lugar entre os crentes cristãos, e entre os fundamentalistas atuais ele não é conhecido de forma alguma. Sinto que poderíamos ganhar muito com um pouco de familiaridade com os homens de seu sabor espiritual e com a escola do pensamento cristão que eles representam. A literatura cristã, para ser aceita e aprovada pelos líderes evangélicos de nossos tempos, deve seguir muito de perto a mesma linha de pensamento, uma espécie de "linha partidária" da qual dificilmente se pode partir. Meio século disso na América nos deixou presunçosos e contentes. Nós nos imitamos com devoção servil e nossos esforços mais extenuantes são feitos para tentar dizer a mesma coisa que todos ao nosso redor estão dizendo - e ainda encontrar uma desculpa para dizer isso, alguma pequena variação segura sobre o tema aprovado ou, se não mais, pelo menos, uma nova ilustração.

Nicolau era um verdadeiro seguidor de Cristo, amante do Senhor, radiante e brilhante em sua devoção à pessoa de Jesus. Sua teologia era ortodoxa, mas perfumada e doce como tudo que se pode esperar de Jesus. Sua concepção de vida eterna, por exemplo, é bela em si mesma e, se não me engano, está mais próxima em espírito de João 17: 3 do que a que hoje está em nosso meio. A vida eterna, diz Nicolau, não é outra coisa senão a bendita consideração com a qual jamais césseis de me contemplar, sim, até os lugares secretos de minha alma. Com Ti, contemplar é dar vida; é incessantemente transmitir o mais doce amor de Deus. Tu és para inflamar-me para amar de Ti através da transmissão do amor, e para me alimentar por inflamar, e alimentando-me para acender meu anseio, e por acender para me fazer beber do orvalho da alegria, e bebendo para infundir em mim uma fonte de vida, e infundindo para fazê-lo aumentar e suportar ".²

Agora, se a fé é o olhar do coração para Deus, e se esse olhar é apenas a elevação dos olhos interiores para encontrar os olhos que tudo vê em Deus, então segue-se que é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Seria como se Deus facilitasse a coisa mais vital e a colocasse dentro do leque de possibilidades para os mais fracos e mais pobres de nós.

Diversas conclusões podem ser tiradas de maneira justa de tudo isso. A simplicidade disso, por exemplo. Uma vez que acreditar está procurando, isso pode ser feito sem equipamento especial ou parafernália religiosa. Deus providenciou para que a vida e a morte essenciais nunca sejam sujeitas ao capricho do acidente. O equipamento pode quebrar ou se perder, a água pode vazar, os registros podem ser destruídos pelo fogo, o ministro pode ser atrasado ou a igreja ser incendiada. Todos estes são externos à alma e estão sujeitos a acidentes ou falhas mecânicas: mas olhar é do coração e pode ser feito com sucesso por qualquer homem que esteja de pé ou ajoelhado ou deitado em sua última agonia a mil milhas de qualquer igreja.

Uma vez que acreditar está procurando, pode ser feito a qualquer momento. Nenhuma estação é superior a outra temporada para este mais doce de todos os atos. Deus nunca fez a salvação depender de novas luas nem de dias santos ou sábados. Um homem não está mais perto de Cristo no domingo de Páscoa do que ele é, digamos, no sábado, 3 de agosto ou segunda-feira, 4 de outubro. Enquanto Cristo se sentar no trono mediatório todos os dias é um bom dia e todos os dias são dias de salvação .

Nem coloca a matéria neste trabalho abençoado de acreditar em Deus. Levante seu coração e deixe-o repousar sobre Jesus e você estará instantaneamente em um santuário, embora seja um berço do Pullman, uma fábrica ou uma cozinha. Você pode ver Deus em qualquer lugar se sua mente está preparada para amar e obedecê-Lo.

Agora, alguém pode perguntar: "Não é isso que você fala para pessoas especiais como monges ou pastores que têm mais tempo para dedicar à meditação silenciosa? Sou um trabalhador ocupado e tenho pouco tempo para passar sozinho " Fico feliz em dizer que a vida que descrevo é para todos os filhos de Deus, independentemente do chamado. É, de fato, felizmente praticado todos os dias por muitas pessoas que trabalham duro e está além do alcance de ninguém.

Muitos encontraram o segredo de que falo e, sem dar muita atenção ao que está acontecendo dentro deles, praticam constantemente esse hábito de olhar para dentro de Deus. Eles sabem que algo dentro de seus corações vê a Deus. Mesmo quando são compelidos a retirar sua atenção consciente para se engajar em assuntos terrenos, há dentro deles uma comunhão secreta sempre acontecendo. Deixe a atenção deles ser liberada por um momento dos negócios necessários e voe de uma vez para Deus novamente. Este tem sido o testemunho de muitos cristãos, tantos que, mesmo quando os declaro, tenho a sensação de que estou citando, embora de quem ou de quantos não posso conhecer.

Não quero deixar a impressão de que os meios ordinários da graça não têm valor. Eles certamente têm. A oração privada deve ser praticada por todo cristão. Longos períodos de meditação bíblica irão purificar o nosso olhar e direcioná-lo; a freqüência à igreja ampliará nossa visão e aumentará nosso amor pelos outros. Serviço e trabalho e atividade; todos são bons e devem ser engajados por todo cristão. Mas no fundo de todas estas coisas, dando significado a elas, será o hábito interior de contemplar a Deus. Um novo conjunto de olhos (por assim dizer) se desenvolverá dentro de nós, permitindo-nos olhar para Deus, enquanto nossos olhos exteriores estão vendo as cenas deste mundo que passa.

Alguém pode temer que estejamos ampliando a religião privada em todas as proporções, que os "nós" do Novo Testamento estão sendo substituídos por um "L" egoísta. Já lhe ocorreu que cem pianos afinados no mesmo garfo são automaticamente sintonizados um com o outro? Eles são unânimes ao serem sintonizados, não uns aos outros, mas a outro padrão ao qual cada um deve se curvar individualmente. Então, cem fiéis reunidos, cada um olhando para Cristo, estão no coração mais próximos uns dos outros do que poderiam estar se eles se tornassem "unidos" conscientemente e desviassem os olhos de Deus para lutar por um companheirismo mais próximo. A religião social é aperfeiçoada quando a religião privada é purificada. O corpo se torna mais forte à medida que seus membros se tornam mais saudáveis. Toda a Igreja de Deus ganha quando os membros que a compõem começam a buscar uma vida melhor e mais elevada.

Tudo o que precede pressupõe arrependimento verdadeiro e total comprometimento da vida com Deus. Não é necessário mencioná-lo, pois somente pessoas que tenham feito tal confirmação terão lido até aqui.

Quando o hábito de olhar interiormente para Deus se fixar em nós, seremos introduzidos a um novo nível de vida espiritual, mais de acordo com as promessas de Deus e com o estado de espírito do Novo Testamento. O Deus Triúno será nossa morada, mesmo enquanto nossos pés percorrem o caminho baixo do simples dever aqui entre os homens. Nós teremos encontrado o summum bönum da vida de fato. "Há a fonte de todos os prazeres que podem ser desejados; não só não pode ser melhor pensado por homens e anjos, mas nada melhor pode existir em qualquer modo de ser! Pois é o máximo absoluto de todo desejo racional, do que um maior não pode ser ". ³

Ó Senhor, ouvi uma boa palavra convidando-me a desviar o olhar para Ti e ficar satisfeito. Meu coração anseia por responder, mas o pecado nublou minha visão até que eu te veja vagamente. Apraz-te limpar-me no Teu próprio precioso sangue e faze-me interiormente puro, para que eu possa, com olhos desvendados, contemplar-Te todos os dias da minha peregrinação terrena. Então estarei preparado para contemplá-lo em pleno esplendor, no dia em que apareceres para ser glorificado em Teus santos e admirado em todos os que creem. Um homem.


A. W. Tozer

***

Referências:

1. Nicholas of Cusa, The Vision of God, B. P. Dutton & Co., Inc., New York, 1928. Esta e as demais citações usadas por permissão dos editores.

2 The Vision of God

3 The Vision of God


Você também pode gostar

0 comentários