PARA A GLÓRIA DE DEUS

by - 11:52




"Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado" (João 11: 4).

"Aquele que estava morto saiu, amarrou as mãos e os pés com roupas de gravata; e seu rosto estava amarrado com um guardanapo. Disse-lhes Jesus: Solta-o, e deixa-o ir" (João 11:44).

"Mas os principais dos sacerdotes decidiram que também matariam Lázaro, porque muitos dos judeus, por causa dele, se retiravam e criam em Jesus" (João 12: 10-11).

Nós sabemos muito bem, mas também pode ser bom se nos lembrarmos de que neste Evangelho é revelada a única coisa que governa todos os interesses e atividades de Deus - a saber, a Sua glória e a Sua glória na face de Jesus Cristo: para que a única coisa em vista, dando significado a tudo, seja a glória de Deus através do Senhor Jesus. Vamos manter isso em mente, porque se destacarmos alguma coisa, perderemos tanto o significado quanto o valor e, provavelmente, perderemos nosso caminho. Deus está fazendo tudo pela Sua glória, e isso particularmente na vida daqueles que são Dele.

Glória de Deus manifestada contra um pano de fundo de sofrimento

Vamos agora ao primeiro desses três fragmentos nesta maravilhosa ilustração. "Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus". A afirmação é a explicação e a interpretação de uma providência muito misteriosa, uma providência que eleva as coisas que de outra forma poderiam ser consideradas como os acontecimentos comuns na vida humana em outro nível, e as veste com majestade, com glória. Não é incomum que um homem fique doente e morra, e há literalmente inúmeras coisas que simplesmente acontecem assim, compondo a soma da vida e experiência humanas, cada uma das quais pode ser considerada como o lote comum, a experiência cotidiana; mas aqui está algo que, pela iluminação do Senhor, tem que ser visto de outro modo - e outro caminho que quase nos surpreende. É que a soberania de Deus, movendo-se em direção ao grande objetivo de Sua própria glória em Seu Filho, age para tornar um homem doente, para trazer enfermidade a um homem; e a providência recua e deixa que a doença siga seu curso, até que o homem morra e esteja mais do que morto, e todas as características de uma tragédia humana terrena estão ali, de luto, de tristeza e desgosto. Eles estão todos lá - e ainda assim Deus está nesta coisa, envolvido e implicado pelo Seu próprio ato de uma maneira notável, e é dado a conhecer que esta coisa foi determinada pelo próprio Deus com um tremendo objeto em vista, o maior objetivo em o coração de Deus - Sua própria glória.

Agora você vê as possibilidades de longo alcance de tal consideração e a enorme gama de aplicações. Nós estaremos contentes agora em aceitar o fato de que quando Deus está buscando glorificar a Si mesmo, trazer Seu Filho para o Seu devido lugar de reconhecimento, de senhorio, aquelas coisas que podemos naturalmente considerar e interpretar como os riscos e oportunidades da vida humana. , para o qual todos estão sujeitos, pode ser algo predestinado por Deus, sob o controle de Deus, para trazer algo grandemente para a glória de Deus, para a satisfação de Deus.

Agora, amigos, isso é algo que você e eu temos que procurar com bastante diligência para nos ajustarmos. Vamos alargar e ampliar a aplicação apenas da indisposição ou doença humana, mesmo que culmine em morte. Vejamos, à luz disso, talvez uma vida inteira de dificuldades, adversidades e sofrimentos, talvez algo que nos tenha chegado para o qual procuramos mais de três vezes o Senhor, para que seja removido, e o Senhor, com efeito, disse: Não ': não houve remoção; é algo que somos chamados a experimentar e a suportar. Pode ser algo em nossas vidas como um todo, ou pode ser algum evento em nossas vidas de grande angústia. Oh, olhe para isto, qualquer que seja o seu caso que você teria removido, ao qual você tomaria a atitude que Maria e Marta tomaram - Isto é uma tragédia, isto é um infortúnio, isto é uma grande adversidade, isto é uma tristeza esmagadora, tudo isso é contra nós, tudo contrário ao nosso bem e à nossa bênção e à nossa alegria. A Palavra de Deus deixa claro em mais de um lugar que há uma soberania por trás das vidas dos Seus, "os chamados de acordo com o Seu propósito", os quais podem não apenas deixar que isso aconteça, mas realmente ordenados, e feitos exatamente isso, ordenado pela vontade de Deus, o meio pelo qual algo deve vir de nossas vidas para a glória de Deus. Eu sei que não é fácil tomar essa atitude em relação às coisas quando você está nelas - é a coisa mais difícil; mas aqui está algo que é concreto como uma afirmação, e diz de um modo geral para nós, "para aqueles que amam a Deus ... que são chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8:28): 'Vocês que amam o Senhor, há uma tremenda possibilidade para a glória do Senhor, a satisfação do Senhor, envolvida naquilo que você está inclinado a considerar como um problema, sofrimento, adversidade, um revés, uma tragédia, se não uma catástrofe, uma estranha e misteriosa providência que reverteu suas esperanças e expectativas - tudo isso e muito mais. Isso pode ser algo que o Senhor não apenas permitiu que ocorresse, mas também se organizou. No final, é claro, reconhecemos isso e reconhecemos isso, e não devemos nos arrepender de termos passado por isso. Eu não acho que Mary e Martha se arrependessem depois de terem passado por isso. Eu acho que houve um tremendo ganho lá, mas o ponto é que na vida daqueles que amam o Senhor há em sofrer algo pela glória de Deus, e se nossos corações estão postos sobre a Sua glória, nós devemos compartilhá-lo. "Se é assim que sofremos com ele, para que também sejamos glorificados com ele" (Rom. 8:17).

Essa é apenas a primeira mensagem breve mas bastante real para nós, e deve ser tomada por cada um de nós de acordo com a amargura e tristeza secretas de nossos próprios corações. Você sabe que o Senhor lidou com você de uma maneira estranha, perturbou todos os seus planos, suspendeu todas as suas expectativas, reverteu todas as suas esperanças, fez com que tudo parasse, qualquer que fosse. Agora "esta doença não é até a morte". Se Cristo, a ressurreição e a vida estão envolvidos nisso, é para a vida; não pode ser até a morte, mas para a glória de Deus.

Glória Manifestada Limitada por um Toque Terrestre

A segunda passagem - "Jesus diz ... Solta-o e deixa-o ir". Não se esqueça de que a glória de Deus ainda está governando, embora essa glória possa estar parcialmente presa. A glória de Deus encontra-se na vida incriada de Deus, ou na vida ressuscitada de Cristo, a vida daquele que é a ressurreição e a vida. A glória é inerente a essa vida eterna divina. Lázaro chegou ao ponto onde ele tem a vida, é nele, ele surgiu no poder daquela vida de ressurreição, mas está em limitação; portanto, a glória está em limitação, e a plena realização da intenção Divina, a plena demonstração de glória, requer que aquela vida seja desatada, seja liberada. De que? Nós dizemos, roupas Grave. Quais são as roupas de sepultura? Bem, "tu és pó e ao pó retornarás" (Gen. 3:19). As roupas de sepultura são apenas o 'toque da terra'. Essa é uma frase muito completa. É algum elo com a velha mãe Terra, é um laço que ainda permanece com aquela maldita criação onde nada pode ir direto à plenitude. Aqui está a questão da plenitude da vida, liberação total e completa glória resultante; e, em qualquer reino onde a maldição ainda permanece, sabemos que a marca da maldição é que as coisas vão tão longe e então elas desaparecem, desaparecem, nada realmente chega à plenitude.

Aqui está Lázaro; ele tem chegado tão longe - mas qual é o bem desse homem de mãos e pés atados? Mesmo que ele tenha vida, ele não pode fazer muito, ele não pode ser de muita utilidade. Ele não vai andar e exibir a glória de Deus como um cadáver vivo, sempre falando da sepultura - seu único testemunho sendo, mesmo que ele tenha vida, a sepultura. Ele fala da sepultura, carrega marcas da sepultura nele o tempo todo - há um toque de terra. Você vê a abrangência da aplicação. Temos que aprender, sob a instrução do Espírito Santo, o que e onde está o toque da Terra em nosso caso. Pode ser alguma ambição, ambição natural, algum desejo pessoal, algo que nós mesmos queremos para nossa própria satisfação. Pode ser qualquer uma das milhares de coisas que ainda é um toque de terra, o que significa que não estamos completamente liberados para Deus, não estamos realmente livres para o Senhor, ainda algum terreno de controvérsia, ainda algum terreno de barganha com o Senhor. - Se você fizer isso, então eu vou ... Ainda há um toque de terra em algum lugar, um pouco de mundanismo - oh, qualquer coisa que toque aquele reino da terra; e, portanto, embora possamos ter esta vida maravilhosa e ter ouvido o chamado do Filho de Deus, ainda estamos em limitação, ainda em aperto, ainda amarrados, ainda não totalmente livres e emancipados para que a glória de Deus seja servida em Deus. plenitude. "Solte-o e deixe-o ir"; cortar os laços da terra.

Eu sei, é claro, que existe a operação dispensacionalista dessa coisa e que essas túnicas dispensacionalmente falam da lei, a lei judaica, porque é aqui, bem no meio do judaísmo, que o testemunho é dado. Isso é gálatas. A carta inteira para os Gálatas está nas palavras "Solte-o e deixe-o ir". Livre-se do legalismo da lei e deixe que esse homem ressuscitado seja libertado. Mas existe uma interpretação espiritual e é mais ampla. Existe esta aplicação mais extensa, e o princípio é universal - tenha um toque de terra, e sua vida fica sob prisão, a glória de Deus é limitada. Qual é o seu toque na terra? Bem, vamos nos perguntar, somos livres? Estamos realmente vivendo na plenitude desta vida e na eficácia desta vida em serviço? Se não, por que não? Ainda estamos nos apegando a algo por nós mesmos, ainda nos apegando em algum lugar àquilo que é proibido por Deus, que não pode viver? É o toque da morte porque é o toque da terra. A palavra é: "Solta-o e deixa-o ir".

Oposição de Satanás à Manifestação da Glória

E a terceira passagem - "os principais dos sacerdotes decidiram que também matariam Lázaro, porque, por causa dele, muitos dos judeus foram embora e creram em Jesus". Qualquer coisa que esteja no caminho completo da glória de Deus, liberada pelo propósito Divino de que Deus seja glorificado nela, se torna o objeto da malícia de Satanás. Essa é uma terceira verdade, que talvez não precisemos enfatizar, pois sabemos bem que, se Deus faz algo em nossas vidas, do qual Ele obtém glória para si mesmo através de Seu Filho, não é muito antes do ódio e do despeito do pecado. inimigo é dirigido contra nós. Essa é uma parte da nossa comunhão com o Senhor. Se eles vão matar Jesus, eles também vão matar Lázaro, porque esses dois são um. Estamos ligados ao Senhor nisto e descobriremos que, se o Senhor quer obter glória em nossas vidas e mais glória, então o inimigo nos tornará os alvos de seu verdadeiro veneno, e ele e sua vontade nos aconselhamos a nos matar.

Mas até onde ele pode ir? Ele não pode ir mais longe do que o Senhor da Vida permite que ele vá, porque agora Seu Filho foi oferecido no Calvário, e para nós é nosso privilégio, não ser morto, mas dar a vida de nós mesmos. livre arbítrio.

Bem, três coisas - "não para a morte, mas para a glória de Deus". Com o que você e eu estamos lutando? Veja nela a possibilidade da glória Divina: pode ser algo ordenado por Deus - trágico como parece a você - ordenado por Deus para ser a longo prazo para a Sua glória. Liberte-se daquilo que limita a glória e frustra o propósito de Deus em sua adversidade e provação - isto é, qualquer toque na terra, qualquer apego pessoal; e lembre-se de que, mesmo quando você fez isso, você não vai escapar da atenção do inimigo - você será um objeto de sua consideração; e se o diabo pensa que alguém ou qualquer coisa vale sua consideração, deve ser de valor para o Senhor.

T. Austin Sparks


Você também pode gostar

0 comentários